Com o uso do drone pode-se gerar imagens em três dimensões, chamadas de ortofotomosaico, onde é possível constatar visualmente o crime e quantificar a área afetada. Esse sistema também permite o cálculo de volume, muito importante quando se trata de crime ambiental onde o produtor do dano se beneficia retirando produtos do crime, tal como a mineração, exploração florestal, etc.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Esta é uma ferramenta que permite a produção de provas, não só apontando o fato criminoso, como também quantificando o produto do crime, ou seja, é possível quantificar o volume de minério explorado em uma cava e também quantificar o minério em estoque, como também é possível quantificar a madeira extraída ilegalmente e estocada em pátios, tudo isso feito remotamente, sem necessidade de adentrar na propriedade alheia e correr riscos desnecessários ou ter que recorrer à justiça com pedido de mandado de perícia.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Calcular o volume do danos, são provas inequívocas do crime, com esse sistema pode-se obter laudos robustos, bem fundamentados, gerando peças, que podem levar a punição dos infratores proporcional ao tamanho do dano por ele provocado, quebrando assim o ciclo de impunidade.

Com esse recurso, o combate aos crimes ambientais é mais efetivo, pois esse método de produção de provas é claro e quantificável permitindo ao juiz decisões bem fundamentada e balanceada.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Essa nova tecnologia tem a capacidade de obtenção de imagens aéreas sobreposta e seu processamento gera imagens em três dimensões com alta definição produzindo um corpo de provas insofismável e bem ilustrado. Com uso do drone pode-se produzir relatórios sólidos que punem os infratores gerando um efeito didático que previne eventuais novos infratores de cometerem novos crimes ambientais.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O uso do drone é bem versátil pode-se usá-lo na área urbana, como no combate crimes como loteamentos clandestinos, alteração no curso de córregos, construções irregulares, etc. No campo pode-se combater o desmatamento, queimadas criminosas, mineração e garimpo ilegal, etc.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Com o drone, a perícia consegue chegar a locais de difícil acesso e identificar as ações que desrespeitam a lei ambiental, pois ele permite ter uma visão ampla do território que se pretende investigar. 

Uma nova tecnologia em defesa do meio ambiente.


Clayton Couto – Perito Criminal Federal


©2025 - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade