A Secretaria de Saúde de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, comunicou que investiga um caso suspeito de varíola dos macacos, doença causada pelo vírus Monkeypox.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Segundo o município, o paciente procurou atendimento médico ao apresentar sintomas, após retornar de viagem a região com casos confirmados. Ele passa bem e já fez a coleta de material para exame.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Os sintomas da doença são febre súbita, forte e intensa, dor de cabeça, náusea, exaustão, cansaço, inchaço na região do pescoço, axilas e região perigenital, além de feridas e lesões pelo corpo.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“Caso perceba um desses sintomas e tenha ciência do contato, o indicado é procurar uma unidade de saúde ou UPA”, orienta a cordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A contaminação, segundo ela, ocorre principalmente no contato pele a pele, mas também por meio de secreção ou compartilhamento de objetos. Por isso, segundo ela, a melhor forma de prevenção é evitar o contato direto com a pessoa doente.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Cuiabá e Rondonópolis também acompanham casos suspeitos da doença. No país, o Ministério da Saúde contabilizava, até terça-feira (2), 1.369 registros e uma morte.


 

Reprodução G1 MT


©2025 - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade