A Prefeitura Municipal de Barra do Bugres através do DAE (Departamento de Água e Esgoto) inaugurou na tarde desta quarta-feira (23), a nova ETA (Estação de Tratamento de Água) localizada no bairro Maracanã. Esta estação de tratamento de água foi construída e sua captação de água vem do Rio Paraguai. Ela tem capacidade de tratar 25 litros de água por segundo. O Vice-prefeito de Barra do Bugres falou sobre o problema da água no município e a sua resolução com a inauguração da ETA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O problema da água aqui em Barra é um problema crônico há mais de 15 anos. E nós tínhamos só uma estação de tratamento que foi construída há mais de 30 anos atrás. E a cidade se desenvolveu, cresceu, expandiu e nada foi feito para suprir a demanda de água. E este é um projeto de 2010 via FUNASA ao qual a gente está concluindo inaugurando esta ETA hoje. Desde sábado e domingo para cá já normalizou, pressurizar a rede e normalizou a questão do déficit de água que tinha no município. Isso é uma das maiores conquistas para a sociedade, uma vez que água é vida, é dignidade. É o mínimo que o poder público deve fazer para o contribuinte, para o cidadão. Então, estamos muito felizes, e acho que esta foi uma das maiores conquistas para o município, à inauguração desta nova ETA para atender dos Bairros Maracanã e União (Alvorecer)”, destacou Guga.
Ao todo foram investidos cerca de R$ 4 milhões e 400 mil via FUNASA (Fundação Nacional de Saúde). Conforme o diretor do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Barra do Bugres Rodrigo Silva Perez, desde o último domingo (20) a ETA já está em funcionamento. Rodrigo falou ainda da importância desta ETA para a população de Barra do Bugres.
“Esta ETA é muito importante para o município de Barra do Bugres, que há muitos anos vem sofrendo com a falta de água. Por que o DAE não conseguia tratar mais do que já trata. E como na época da seca o tempo é mais quente as pessoas geralmente usam mais água. Tomam mais banho, lavam mais roupas, limpam mais suas casas e isso afeta os bairros mais altos onde tinha a falta de água. E essa ETA nova será uma mão na roda para a gente que vai conseguir suprir toda a necessidade da população graças a Deus”, concluiu o Rodrigo.
Fotos: TV do Povo News
Reprodução A Folha do Médio Norte