A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) recomendou, nesta quinta-feira (24), que pessoas com sintomas gripas e estudantes de 5 a 11 anos da rede pública de ensino voltem a usar máscaras, principalmente em ambientes fechados com aglomeração ou com pouca ventilação.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A decisão da SES ocorre um dia após a confirmação do primeiro caso da subvariante da ômicron da Covid-19 no estado, chamada de BQ.1 e foi tomada em reunião integrada com o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) com a presença remota de gestores municipais, representantes de conselhos de classe e instituições.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Os dados nos últimos 14 dias revelam um registro de 567 casos confirmados da doença, o que representa uma incidência de 16,27 casos por 100 mil habitantes. Segundo a SES, o estado está em nível 1 de alerta, sendo considerado como de risco baixo. Contudo, ao menos 55 municípios integram a classificação de risco de transmissão da Covid-19. Um município aparece em nível alto -- Acorizal, a 59 km de Cuiabá, 13 em moderado e 41 em baixo.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A SES ainda ressalta a importância da população em se manter vacinada, como a única forma de evitar casos graves e internações. Atualmente, o estado registra 67% de cobertura vacinal da população em geral.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Para o público infantil, a taxa de imunização está em 26%. Já os adolescentes também estagnou nesse patamar. Aos adultos menores de 40 anos a taxa não chega a 50% da cobertura, conforme o secretário-adjunto de Atenção e Vigilância da SES, Juliano Melo.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



De acordo com dados do painel epidemiológico, foram registrados 841.630 casos desde o começo da pandemia no estado. Deste total, 825.035 se recuperaram da doença e 15.257 morreram.


 

Reprodução g1 MT


©2025 - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade