Previsão é de tempo de chuva em Mato Grosso / Foto: Arquivo pessoal / Iury Lupaudi
A Defesa Civil emitiu alerta laranja sobre todo o estado de Mato Grosso, o que indica forte temporal nos próximos dias. O alerta aponta chuvas de até 60 milímetros em um período de uma hora e com ventos de 100 km/h, o que pode provocar estragos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A previsão do tempo para Cuiabá indica 90% de chance de chuva durante a tarde e a noite desta quinta-feira (30), apresentando cenário semelhante para sexta-feira (31).
A temperatura deve variar entre 24ºC e 32ºC durante esse dois dias. Os dados são do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estragos da chuva
Há cerca de uma semana, a chuva provocou prejuízos nos municípios de Santa Terezinha, Confresa e também na comunidade quilombola Vão Grande, em Barra do Bugres.
A prefeitura de Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, decretou situação de emergência em inúmeras áreas da zona rural do município devido aos desastres causados por tempestades registradas nas últimas semanas. O documento foi assinado nessa segunda-feira (27).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a prefeitura, o decreto possibilita transferências dos recursos da União aos órgãos e entidades do município para execução de ações de prevenção em áreas de risco de desastres e de recuperações de áreas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A comunidade quilombola Vão Grande, em Barra do Bugres, a 164 km de Cuiabá, está isolada desde que o nível do Rio Jauquara subiu após as chuvas intensas registradas na região e arrebentou a única ponte, de madeira e cordas, que dava acesso à comunidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com as fortes chuvas registradas desde a última semana, as principais vias de acesso à Santa Terezinha, a 1,292 km de Cuiabá, estão bloqueadas. A prefeitura e a Câmara Municipal decretaram situação de emergência.
A Defesa Civil informou que acompanha a situação e que já solicitou apoio aéreo para socorrer moradores isolados.
Reprodução g1MT