Incêndio na terra indígena Umutina destruiu mais de 4 mil hectares de vegetação / Foto: Divulgação
O incêndio que atingiu a Terra Indígena Umutina, em Barra do Bugres (MT), há 19 dias, foi extinto após a chuva registrada na região na noite dessa terça-feira (5). Segundo o o Corpo de Bombeiros, até sexta-feira (1º), quando foi feita a última atualização nos dados enviados pelo satélite, uma área de 4.100 hectares de vegetação nativa tinha sido destruída.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
.jpeg)
Além dos bombeiros, equipes da Força Nacional, Defesa Civil e as brigadas indígenas trabalhavam no combate. Apesar de terem impedido o avanço das chamas, os últimos focos foram apagados somente com a chegada da chuva.
Incêndio na terra indígena ainda não tem origem identificada / Foto: TV Centro América
"Foi uma chuva mais espalhada. Antes as chuvas foram mais concentradas e não conseguiram apagar o fogo. Controlamos o incêndio há 2 dias, mas ainda estávamos fazendo o rescaldo, e aí a noite choveu e então conseguimos vencer essa batalha. Agora todos vão para casa descansar", disse o Cacique da aldeia Massepô, Felisberto Cutudonepá.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O incêndio de grandes proporções ainda não tem origem identificada. O território Umutina tem mais de 28 mil hectares onde vivem 500 pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
.png)
Na semana passada, indígenas chegaram a se perderem e passaram a noite na mata porque ficaram desorientados já que a estrada aberta para facilitar o avanço das equipes de combate foi destruída pelo incêndio.
Terra Indígena Umutina foi atingida por incêndio de grande proporção durante 19 dias / Foto: TV Centro América
Dias após o início do incêndio, crianças e idosos também foram retirados das aldeias onde a concentração de fumaça era maior.
O local é de difícil acesso e, por isso, havia grande dificuldade no combate.
Reprodução g1 MT