Foto: Reprodução/Sapezal
As crianças entre 5 e 11 anos não vão precisar de prescrição médica para tomar a vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso, segundo a resolução da Comissão Bipartite, da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), divulgada nesta terça-feira (28).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Governo de Mato Grosso se posicionou aprovando a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos que estejam acompanhas pelos pais. Os pontos de vacinação vão seguir a ordem dos grupos etários, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI).
Vai ser exigido das crianças somente o documento de identificação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
"Será exigido um documento de identificação oficial da criança para fins de registro do imunizante, não havendo necessidade de prescrição médica para o ato de vacinação", diz trecho da resolução.
Segundo a Comissão, a aplicação das doses começará a partir do envio das doses para esse grupo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 e 11 anos, foi autorizada no dia 16 de dezembro.
Após a repercussão, o ministro da saúde Marcelo Queiroga, afirmou que o Ministério recomendará que as crianças sejam vacinadas desde que haja prescrição médica e assinatura de termo de consentimento pelos pais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), divulgou uma carta na sexta-feira (24) afirmando que os estados não vão exigir pedido médico para a vacinação de crianças.
Ao menos 17 estados, mais o Distrito Federal, dizem que seguirão o posicionamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e não vão exigir pedido médico para a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre 5 a 11 anos.
Reprodução g1 MT